Como podemos atuar dentro de um laboratório com segurança e evitar acidentes ?
Os funcionários de laboratórios estão, na maior parte do tempo, expostos a diferentes tipos de riscos. Por esse motivo, é muito importante pensar na segurança dos mesmos e dar a devida importância aos equipamentos de laboratório necessários dentro desses ambientes para diminuir os riscos de acidentes.
Intoxicações, queimaduras, choques e incêndios estão entre os acidentes mais comuns. As principais causas são o uso incorreto de equipamentos de laboratório ou materiais de características desconhecidas e instruções inadequadas.
Pensando em evitar esses acontecimentos, a Láctea Científica preparou algumas dicas de como atuar dentro de um laboratório e manter a segurança.
– Ter conhecimento das reações que os produtos químicos causam no corpo, e caso ocorra contaminação, conhecer uma forma para interromper sua ação;
– Saber classificar os produtos químicos de acordo com as categorias a seguir: inflamável, tóxico, explosivo, oxidante, corrosivo, nocivo ou radioativo.
– Reagentes sensíveis à água e gases comprimidos devem ser afastados dos restantes.
– Manter o local de trabalho limpo e em ordem;
– Ter conhecimento sobre as saídas de emergência, equipamentos de primeiros socorros e itens de proteção;
– Utilizar todos os itens de proteção durante a permanência no laboratório;
– Estudar e compreender o manual de instruções antes do manuseio de qualquer equipamento de laboratório;
– Estar ciente dos procedimentos de primeiros socorros para diversos tipos de acidentes;
Tendo em mente esses processos e utilizando os equipamentos de segurança corretamente, as chances de um acidente ocorrer caem drasticamente.