Viscosímetros rotacionais e suas características

folder_openBlog, Cannon, Viscosímetros

Os viscosímetros rotacionais ajudam a garantir a qualidade e a eficiência de um produto por meio da medição da sua viscosidade (espessura). Ao realizar essa análise em testes pré-lançamento é possível acompanhar o seu desenvolvimento e atuação, já no caso de pesquisas ele é usado para é encontrar falhas de desempenho.

Essa análise acontece por meio da separação e da interação das moléculas. Uma parte delas fica imóvel e a outra medida em diferentes níveis de velocidade e temperatura que atuam contra um eixo giratório.

Seus resultados se baseiam na medida de resistência, do atrito do fluido em movimento e do conflito interno entre as moléculas próximas.  Cada aplicação necessita de uma carga diferenciada e é preciso estar atento e confiar no equipamento a ser utilizado, realizar testes comparativos com outras amostras e monitorar constantemente.

Por isso a observação da viscosidade de um produto está diretamente ligada ao seu processo de aplicação, ou usabilidade. Afinal é ele quem garante a qualidade e o bom funcionamento de produtos como cremes, pomadas, óleo lubrificante de carro e tantos outros líquidos de uso cotidiano.

A falha nestes testes pode gerar crises na imagem da empresa e afetar diretamente a venda dos mesmos por aparentarem estar estragados ou corrompidos. A imagem e a consistência são essenciais para o comprador.

Exatamente por isso a sua medição é muito importante para as indústrias farmacêuticas, químicas, cosméticas e até mesmo alimentícias. Além de institutos de pesquisa e universidades.

Conheça ainda o Viscosimetro Rotacional V-2020 com 18 velocidades que variam entre 0,3 rpm a 100 rpm, precisão de torque e propriedades realógicas sem a necessidade de cálculos. Basta selecionar a velocidade, ligar o viscosímetro e ler a viscosidade exibida. Para mais informações entre em contato com um de nossos consultores.